A palavra e o Ser
- Fernando Dório
- 15 de out. de 2024
- 2 min de leitura

A palavra nos oferece mais do que uma forma de comunicação; ela é a ponte entre o nosso ser interno e o mundo à nossa volta. Clarice nos lembra que, ao nomear o que sentimos, ao expressar o que somos, ganhamos um tipo de controle sobre o caos que nos cerca. No momento em que falamos, traduzimos a complexidade das nossas vivências, e esse ato de verbalizar nos permite nos situar no mundo.
No processo Psicoterapêutico, a palavra assume um papel de revelação. Ela não apenas descreve, mas constrói significados. Ao falarmos, exploramos quem somos e o que o mundo representa para nós. Dominar a palavra não é ter poder sobre o outro, mas uma maneira de nos libertarmos internamente. O que não é dito, o que permanece silenciado dentro de nós, muitas vezes nos aprisiona.
Quando expressamos a nossa verdade, damos forma às nossas experiências, e encontramos o nosso lugar no mundo. É por meio da palavra que assumimos nossa existência e nos tornamos responsáveis por ela.
📌 Como você tem se utilizado das palavras para se conectar consigo mesmo e com o mundo ao seu redor?
A Psicoterapia pode te auxiliar a encontrar sua verdadeira essência e as palavras que te conectam ao mundo.
Vamos conversar? 😉
📲 Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.
(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).
#psicologiafernandodorio #psicologia #psicologiaclinica #psicologiafenomenologica #autenticidade #liberdade #responsabilidade #autoconhecimento #autocuidado #saudemental #psicoterapiaonline #bemestar #crescimentopessoal #opiniaodosoutros #fenomenologia #psicologiaexistencial #aceitacao #divertidamente2 #sentidodevida #empatia #resiliência #mindfulness #palavras #opoderdaspalavras #comunicacao #claricelispector
Comments