top of page

AS 5 FASES DO LUTO

  • Foto do escritor: Fernando Dório
    Fernando Dório
  • 7 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

“Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade, em sobreviver a tudo de ruim.” (Buda).


Independentemente de qualquer crença, essa afirmação não deixa de ser verdade.


Viver o luto nem sempre é fácil. Muitas vezes não queremos abrir mão dos significados que foram construídos no relacionamento com aquela pessoa amada.


E cada um vai ter o seu tempo e a sua forma para lidar com o luto. Algo comum é que todas as pessoas que vivenciam o luto passam por 5 fases diferentes, que são essenciais para a aceitação do processo de perda.


  1. Negação: Geralmente, ao ouvir a notícia da morte de alguém amado, a reação imediata é negá-la. A negação, tem a função de protegê-la de uma verdade inconveniente, que poderá desestruturá-la psicologicamente.

  2. Raiva: Nessa fase as emoções estão "borbulhando". A mente fica dominada por um turbilhão de pensamentos e a pessoa tem atitude ríspidas. É muito comum sentimentos de raiva, angústia desespero, medo, culpa e frustração.

  3. Negociação: A pessoa negocia, consigo mesma ou com a entidade superior em que acredita, na tentativa de aliviar a sua dor. Geralmente, essa fase vem acompanhada de pensamentos, como: "e se eu tivesse feito isso?'

  4. Depressão: Essa é a fase mais intensa que requer muita conversa e apoio de pessoas próximas, além de acompanhamento psicológico. A pessoa se apega à dor causada pela partida do ente e é acometida por um grande sofrimento, o qual pode se prolongar por semanas ou meses. Neste estágio, a pessoa pode desenvolver um transtorno de depressão profunda e não conseguir chegar ao estágio de aceitação da morte. Neste caso é necessário buscar ajuda especializada.

  5. Aceitação: Esse é o último estágio do luto na qual a pessoa compreende a sua nova realidade sem o ente querido. A angústia cede lugar a uma sensação de paz interior. Aceitar significa conviver pacificamente com a perda e se lembrar com carinho e gratidão da pessoa que participou da sua vida.


E lembre-se você não está sozinho(a) neste processo. Se essa vivência começar a prejudicar a sua vida pessoal ou profissional, procure um profissional especializado.


Vamos conversar? 🙂

💻 Atendimento online

📲 Agende pelo WhatsApp

(31) 9.9179-2485





 
 
 

Comentários


bottom of page