Como lidar com a ansiedade?
- Fernando Dório

- 27 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
A ansiedade, também conhecida como “Mal do Século”, é algo cada vez mais comum em nossa sociedade. O excesso de informações e estímulos, a vida corrida, a lista enorme de tarefas, estresse, entre outros fatores podem causar ansiedade.
A ansiedade está associada a um gatilho mental que a desencadeia, como por exemplo uma situação estressante. Esta pode disparar esse gatilho, dando espaço ao estado ansioso.
Por isso, é importante compreender quais são esses fatores de risco, que mudam de pessoa para pessoa, para que você possa identificá-los e desenvolver o controle sobre aquela situação, por meio de mudanças comportamentais.
👉Veja algumas dicas, para que você possa lidar com o seu estado de ansiedade:
Liste suas tarefas: organizar o pensamento em uma lista de afazeres e prioridades pode ser um bom exercício para o controle da ansiedade, que geralmente, está ligada à incapacidade de realização de tarefas que podem tomar uma proporção muito maior do que realmente possuem.
Cultive relacionamentos sociais: estar no meio de pessoas e movimentos, colocando a mente e o corpo em atividade é um bom exercício. Experimente realizar um curso ou alguma atividade que você goste e que tenham mais pessoas ao seu redor.
Conecte mente e corpo: a ansiedade é resultante de uma desconexão do agora, da realidade, por transformar os problemas e preocupações em dimensões muito maiores do que eles realmente são. Atividades como Yoga, meditação, pilates e similares, ajudam no controle da ansiedade, pois reduzem o excesso de atividade mental e trazem a pessoa para a dimensão física.
Durma bem: a qualidade do sono tem um papel importante na saúde física e mental. Se você dorme até tarde ou tem dificuldades para dormir, mudar alguns hábitos podem ajudar a ter uma boa noite de sono:
- evite olhar telas pelo menos meia hora antes de dormir.
- faça refeições leves.
- utilize a cama apenas para dormir e ter relações sexuais.
Desenvolva a autoconsciência e peça ajuda quando precisar: a ansiedade é algo cada vez mais comum. Procure se observar e identificar os sintomas e fatores de risco, para que seja possível modificar alguns hábitos para ter uma melhor qualidade de vida.
E lembre-se, você não está sozinho (a). Se precisar de ajuda, conte comigo para te ajudar.
Vamos conversar? 🙂
💻 Atendimento online
📲 Agende pelo WhatsApp
(31) 9.9179-2485









Comentários