"NÃO ME IDENTIFICO COM MEU GÊNERO. E AGORA?"
- Fernando Dório

- 20 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Essa pessoa é “do sexo masculino” ou “do sexo feminino”. Popularmente, usamos a palavra sexo em vez de gênero para “definir” uma pessoa, não é?
▪ O correto seria utilizar gênero para “definir” uma pessoa, pois, ao contrário do que muitos pensam, o gênero não está somente relacionado à anatomia dos órgãos genitais, mas sim à uma construção social.
Quando falamos em identidade de gênero, a autoimagem da pessoa é o fator que mais se sobressai e não a referência às distinções biológicas e anatômicas do corpo humano.
O mais importante é a percepção que a pessoa tem de si mesma em relação ao seu gênero, de maneira profunda e estritamente particular.
Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti, mulher ou homem trans, travesti e não binário (não é masculino nem feminino).
Cada cultura possui seus próprios conceitos do que é “certo” e “errado” para cada gênero.
O conflito surge quando a pessoa age e pensa de forma diferente dessas “normas” sociais atribuídas ao seu gênero que nem sempre condizem com a sua individualidade.
Por isso, uma pessoa transgênero “percorre” uma árdua jornada mental e emocional, lutando contra seus próprios preconceitos e conflitos internos, até conseguir se expressar como realmente é, diante de uma sociedade que se mostra preconceituosa diante de tais questões.
A descoberta, o reconhecimento e a aceitação da sexualidade nem sempre é um caminho fácil, principalmente, quando falta apoio em seu círculo social.
Os conflitos gerados deste desamparado, geralmente, são carregados pela vida toda, causando sofrimento ao indivíduo.
Abaixo, listo algumas categorias que podem auxiliar a compreender melhor a temática e o conflito que cerca tal vivência:
Identidade de gênero: Está associada à autoimagem que a pessoa tem de si mesmo, de maneira profunda e estritamente particular, independente das distinções biológicas e anatômicas do corpo humano.
Cisgênero: Pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento do seu nascimento.
Transgênero: Pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento.
Não-binário: Pessoa que não se identifica completamente com o "gênero de nascença" e nem com outro gênero. Esta pessoa pode não se ver em nenhum dos papéis comuns associados aos homens e as mulheres bem como pode vivenciar uma mistura de ambos.
A psicoterapia pode ajudar tanto de guia para a pessoa se autodescobrir ou se aceitar quanto para ajudá-la a reconquistar a autoestima e a felicidade.
Lembre-se, você não está sozinho(a) nesta jornada.
Vamos conversar? 🙂
💻 Atendimento online
📲 Agende pelo WhatsApp
(31) 9.9179-2485








Comentários