top of page

O medo de tocar na ferida pode impedir de curá-la.

  • Foto do escritor: Fernando Dório
    Fernando Dório
  • 30 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Há 4 semanas o meu filho machucou-se enquanto brincava. Divertiu-se tanto que acabou por fazer uma grande bolha no pé. Daquelas com a pele fininha que quando estoura, o que fica é muita dor e incômodo.


Cuidamos... Higienizamos e passamos um antisséptico. Durante dias, ele sentiu-se incomodado, chorou e resistiu aos cuidados. Sentiu dor e ardor. Contudo, a sua rotina não parou. Com curativo, foi pra escola, usou tênis, participou nas aulas de natação, futebol e brincou. Nessas horas, a dor praticamente desaparecia. Mas quando retomávamos o cuidado diário, o incômodo e a dor novamente apareciam.


A nossa vida emocional também é assim: marcada por feridas, dores e desconfortos que, muitas vezes, evitamos confrontar. Preferimos escondê-las dos outros e, principalmente, de nós mesmos. Mas, tal qual uma ferida física que não é tratada, essas "feridas" emocionais não desaparecem simplesmente com o tempo. Pelo contrário, podem infeccionar, tornando-se mais dolorosas e difíceis de "curar".


A Psicoterapia oferece um espaço seguro onde estas feridas emocionais podem ser expostas, exploradas e tratadas. Com o apoio de um Psicoterapeuta, podemos desenvolver uma compreensão mais profunda das nossas emoções, dos medos que nos atormentam, e das barreiras que nos impedem de seguir em frente.


Da mesma forma que busquei recursos para cuidar do machucado do meu filho, o Psicoterapeuta, enquanto profissional capacitado, não só ajuda a identificar e compreender essas feridas emocionais, mas também oferece ferramentas e estratégias para que possamos lidar com elas de forma saudável.


Sobre o meu filho, o tempo passou e ele está bem. Já não há dor, mas ainda tem a marca/cicatriz. Talvez com um pouco mais de tempo a cicatriz desapareça e o que ficará será a lembrança de um dia de muita diversão e felicidade.


E você, como tem cuidado das suas feridas?


Me chama para conversarmos! 😉

Você não está sozinho nesta jornada. 🙂

📲Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.

(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).



 
 
 

Comments


bottom of page