O que é Síndrome de Peter Pan?
- Fernando Dório

- 3 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

Ser criança é muito gostoso, uma vez que não precisar se preocupar com responsabilidades, pressões sociais, estresse no trabalho dentre outras coisas do universo adulto. 🙃
Não é por acaso que algumas pessoas preferem viver a vida como Peter Pan, personagem de J. M. Barrie, que vivia na “Terra do Nunca” o lugar mágico onde as crianças não cresciam e poderiam viver aventuras com piratas, sereias, índios e animais selvagens para sempre.
Essa “fuga” da vida adulta é denominada “Síndrome de Peter Pan”. O transtorno foi batizado com o nome de Peter Pan porque as atitudes das pessoas com essa síndrome é exatamente a de viver em um mundo imaginário, onde elas não têm a obrigação de amadurecer.
Geralmente, são pessoas que vivem normalmente em sociedade, como se estivessem felizes e completas, mas que, internamente, se massacram com pensamentos negativos e angústias.
Essa síndrome desperta nos indivíduos comportamentos infantis e inseguros que os impedem de amadurecer normalmente. Sendo assim, acabam falhando em diversos assuntos da vida adulta.
☝️ O primeiro passo para o tratamento dessa síndrome é a aceitação do problema. O tratamento psicológico irá buscar a história de cada paciente e maneiras de lidar com a insegurança e imaturidade, para que a pessoa consiga superar frustrações e assumir a responsabilidade do seu mundo real de modo leve.
Vamos conversar? 🙂
💻 Atendimento online
📲 Agende pelo WhatsApp
(31) 9.9179-2485








Comentários