Para que serve a culpa?
- Fernando Dório

- 1 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Culpa é um sentimento que todo mundo já experimentou em algum momento na vida, de diferentes formas, seja mais simples, como: ter saído da dieta ou mais profunda como ter culpa diante de um processo de luto.
Esse sentimento é estabelecido diante de uma escolha que não foi feita. Isto é, quando escolhemos algo tomamos consciência daquilo que elegemos pra si mesmo. No entanto, muitas vezes a opção não elegida, ganha a dimensão de algo melhor. Normalmente manifestamos com a famosa frase: “Se eu tivesse feito de outra maneira....” O "SE" está no campo da imaginação 🤔. Logo, tudo torna-se possível, mas não a realização, pois àquela possibilidade não foi escolhida.
☝️ A culpa é uma emoção que está ligada ao remorso sobre algo que comprometeu padrões de conduta próprios ou universais e se refere à responsabilidade sobre essa violação.
Como somos frutos da nossa história, existem pessoas que sentem mais culpa do que outras em função da forma como enxerga a si mesmo e o mundo. Mas através da tomada de consciência deste sentimento, podemos modificar pensamentos e comportamentos diante da nossa própria história.
Mas a culpa pode trazer algo positivo através de algum aprendizado, quando a pessoa enfrenta o medo ou o desafio de assumir a responsabilidade em substituição da culpa.
Dessa forma, o indivíduo se torna ativo e empático em vez de “vítima” da situação, motivando-se a oferecer uma justa compensação pelo dano causado. E assim, se permite viver de forma mais plena.
🔹 Mas quando esse sentimento se torna exagerado a ponto de prejudicar a vida pessoal e social da pessoa é sinal que está na hora de procurar ajuda.
No caso de muita dor emocional, onde a culpa pode paralisar, desencadear comportamentos agressivos, de autossabotagem e até mesmo autodestrutivos, é indispensável o auxílio de um profissional especializado.
Vamos conversar? 🙂
💻 Atendimento online
📲 Agende pelo WhatsApp
(31) 9.9179-2485








Comentários