top of page

PENSAMENTO SUICIDA. SIM, HÁ CURA.

  • Foto do escritor: Fernando Dório
    Fernando Dório
  • 24 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

O suicídio é um problema de saúde mental, que deve ser abordado de forma ética, multiprofissional e terapêutica.


🔹 Geralmente, pessoas acometidas com essa doença possuem histórico genético e casos de depressão na família; apresentam diagnóstico recente de doença grave e já tiveram tentativas suicidas prévias, embora os episódios possam parecer menos grave, apenas para chamar a atenção.


Um “pensamento destrutivo” surge quando a pessoa acredita que não há solução para seus problemas. Geralmente, esse tipo de pensamento surge em momentos de crise.


A crise é identificada em meio a desorganização mental, estresse e sensação de incapacidade de solucionar os problemas da vida.


Destaco alguns pontos de atenção que podem indicar o processo de adoecimento:


🎗 Retraimento social

🎗 Diminuição da capacidade de sentir prazer

🎗 Mudança para uma rotina mais restrita

🎗 Expressão de discursos de ruína e derrota. Frases como "vou desaparecer", vou deixar vocês em paz", "eu queria poder dormir e nunca mais acordar", quando ditas com bastante frequência, precisam de atenção.


👉 Em 90% dos casos o suicídio pode ser evitado pois está associado a um adoecimento mental, ou seja, é um processo muito solitário. E há, sim, ajuda para as pessoas nesse estado.


Conversar sobre o tema, permitindo que se possa identificar o sofrimento antes que o indivíduo chegue a executar as tentativas de suicídio é uma das principais medidas para a prevenção.


Se você acha que a pessoa está em perigo, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviço de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa;


☝️ O mais importante é procura ajuda especializada e contar com as pessoas redor.


🎗 O CVV - Centro de valorização da vida (Referência na abordagem emergencial) oferece um atendimento 24 horas em todo o território nacional. O número do telefone é 188.


Este post fez sentido pra você?

Se este post fez sentido para você, lembre-se: você não está sozinho(a) nesta jornada.


Agende uma consulta online. Vamos conversar? 🙂

📲 (31) 9.9179-2485

 
 
 

Comentários


bottom of page