top of page

“Quem não obedece a si mesmo é regido por outros.” — Irvin D. Yalom

  • Foto do escritor: Fernando Dório
    Fernando Dório
  • 8 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Quantas vezes abrimos mão do que sentimos, pensamos ou desejamos para seguir as expectativas de alguém? Às vezes, nos moldamos tanto para agradar aos outros ou para evitar conflitos que acabamos perdendo de vista quem realmente somos.


Yalom nos leva a refletir sobre a importância de assumir as próprias escolhas, pois, ao não fazê-lo, abrimos espaço para que o mundo decida por nós. Quando deixamos de nos escutar e priorizar o que realmente nos movimenta, permitimos que as expectativas e julgamentos alheios ocupem o lugar da nossa liberdade de Ser.


Mas o que significa “obedecer a si mesmo” em um processo de construção constante? Essa obediência não é algo simples ou fechado, mas uma possibilidade de viver de maneira mais sintonizada com o que vamos descobrindo ao longo do caminho. É uma forma de estar aberto às próprias inquietações e aos próprios desejos, buscando caminhos que façam sentido, mesmo que esses ainda não estejam claros.


A psicoterapia nos permite revisitar essas escolhas, compreender o que estamos assumindo e o que estamos deixando aos outros decidirem por nós. É pela via da responsabilidade que podemos assumir a nossa própria direção para um existir mais autêntico.


📌E você, tem sido fiel a sua própria voz?


Vamos conversar? 😉

📲 Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.

(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).



 
 
 

Comentários


bottom of page