"TENHO TOC E VIDA QUE SEGUE" - 3 dicas para lidar com essa condição
- Fernando Dório

- 15 de jul. de 2022
- 1 min de leitura

A pessoa que tem TOC sofre com pensamentos intrusivos e indesejados, que acabam gerando ansiedade e um desejo de controlá-los através de rituais, para se livrar deles e apaziguar a ansiedade gerada.
☝️ Primeiramente, é importante saber que todas as pessoas têm imagens e pensamentos estranhos. Isso é normal. A questão é quando você começa fazer avaliações negativas desses pensamentos e imagens como:
. Eles são ameaçadores
. Eles representam algo de ruim a seu respeito
. Você acredita que haja uma grande probabilidade de algo ruim acontecer
Os portadores de TOC devem se lembrar que pensamentos e imagens “estranhos” não querem dizer nada a seu respeito ou de seu futuro; eles não são ameaçadores e esses pensamentos não vão te deixar “louco(a)”.
Vamos ver algumas estratégias que pessoas com TOC podem usar no seu dia a dia, para lidar melhor com essa condição.
👉 1. Auto exame: Analise se suas obsessões são irracionais ou demasiado extremas. A maior parte das pessoas tem pensamentos como você, o que não as torna obsessivo-compulsivas. O adoecimento está relacionado à maneira como lidamos com os nossos pensamentos. Talvez estas outras pessoas, aceitam os pensamentos e dão continuidade a vida normalmente.
👉 2. Mude o seu relacionamento com os seus pensamentos: Examine a sua crença negativa sobre os pensamentos intrusivos. Pergunte-se se você realmente precisa prestar atenção aos pensamentos.
👉 3. Atrase as suas compulsões: Quando perceber a sua obsessão, atrase-a. Espere 20 minutos antes de dar início ao seu comportamento compulsivo. Isso enfraquecerá o desejo de dar início a tal comportamento.
E lembre-se, você não está sozinho(a). 🙂
A psicoterapia pode te ajudar.
Vamos conversar?
💻 Atendimento online
📲 Agende pelo WhatsApp
(31) 9.9179-2485








Comentários