VAMOS FALAR SOBRE TDAH?
- Fernando Dório

- 14 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Sabe aquela pessoa ligada nos 220 volts, que vive no mundo da lua e não pára quieta?
Pode ser o comportamento próprio da personalidade, mas também pode ser que algumas delas sofram com o chamado TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Por isso, o diagnóstico preciso e quanto mais cedo é muito importante. O TDAH se manifesta na infância por meio de dificuldades na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores, e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta.
Não existe uma causa certa, para o TDAH. Mas pode ser o resultado da combinação de alguns fatores ambientais, genéticos e biológicos.
O TDAH apresenta 18 sintomas divididos em 3 grupos: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à hiperatividade. Esse transtorno neurobiológico têm a agitação, impulsividade e a falta de atenção como as suas principais características e afeta de 3 a 5% da população infantil e 4,4% dos adultos em todo o mundo.
O comprometimento das funções executivas é o centro do problema, afetando a atenção, a capacidade de planejamento, a execução de tarefas, organização e manejo do tempo, memória, regulação emocional, iniciação de tarefas e persistência ao alvo. Nos adultos este comprometimento frequentemente aparece como dificuldade em terminar tarefas no prazo determinado, atrasos frequentes e esquecimento de atividades planejadas.
Um dos maiores prejuízos acumulados na vida do adulto com TDAH, está na necessidade frequente da troca de estímulos, se traduzindo em: troca incessante de empregos, términos abruptos de relacionamentos, dificuldade em terminar cursos universitários e falta de controle financeiro.
Mas calma, O TDAH possui tratamento. Ele é feito por meio de uma equipe multidisciplinar com psiquiatra e psicólogo; no caso das crianças é também importante a participação de um pedagogo e dos responsáveis.
Para o diagnóstico em crianças é necessário que se faça presente, no mínimo, 6 sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade, e 5 destes sintomas em adultos.
É comum que pessoas saudáveis apresentem alguns sintomas do TDAH. Mas quando eles são muitos e apresentam prejuízos funcionais, deve-se considerar procurar ajuda de um profissional.
Se você sente que sofre esses sintomas, procure um especialista.
Você não está sozinho(a)
Vamos conversar? 🙂
💻 Atendimento online
📲 Agende pelo WhatsApp
(31) 9.9179-2485








Comentários